segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Modelo de Plano de Aula

Informática na Educação 2017_2 - Projeto em Informática Educativa

Título:           “O VALOR DO DINHEIRO”

EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA O 1° SEGMENTO DO ENSINO                  FUNDAMENTAL

Discentes:
Ø  Renata Loiza Alcântara Soares 201727025-1
Ø  Alessandra Machado da Silva Gomes 201727037-5
Ø  Daniele Monique Pereira do Nascimento 2017270081
                 

1. Disciplina e anos envolvidos:

Ø  Matemática, História, Ciências e Português / 3º ano do Ensino Fundamental  I

2. Tema central:
Ø  Sistema Monetário Brasileiro;

3. Temas de apoio:

Ø  História – A História do dinheiro; (Como eram feitas as relações nos comércios antigamente, as trocas de mercadorias  até se chegar nos dias atuais com uso de cartão de crédito); O Trabalho e as Profissões;

Ø  Português - Leitura e interpretação; produção de texto (lista de produtos);

Ø  Matemática – Os números, o sistema monetário brasileiro, as operações matemáticas;

Ø  Ciências – Consumismo e Reciclagem (Os impactos no meio ambiente através do consumo x desperdício), Os alimentos;

4. Justificativa:
Ø  Com a crescente crise em nosso país, afetando diretamente as famílias, gerando desemprego em massa, visamos a importância da abordagem sobre o tema composto em sala de aula, de maneira dinâmica,  promovendo assim, uma  postura de educação financeira junto aos alunos,  para que os mesmos , possam compreender  e entender-se como indivíduo consumidor na sociedade, aumentando a consciência do uso do dinheiro como recurso econômico para aquisição de seus bens de consumo e do seu papel histórico- social  na evolução da humanidade,  e protetor dos recursos naturais existentes e futuros;  

5. Objetivos gerais e específicos:

Objetivo geral:

Ø  Compreender que a Educação financeira, não é apenas um conjunto de ferramentas de cálculo,  é uma leitura da realidade, de planejamento de vida, de prevenção e de realização individual e coletiva.

Objetivos específicos:

- Aprender a função social do dinheiro;
- Conhecer e Identificar os valores das moedas e notas;
- Desenvolver a escrita a partir da produção textual do gênero lista;
- Realizar as operações matemáticas de adição, subtração, multiplicação e divisão;
- Entender situações- problemas;
- Utilizar a informática no desenvolvimento da atividade;
- Trabalhar em grupo promovendo a cooperação;
- Compreender a função-social do dinheiro e a relação entre preço x produtos;
- Compreender a importância da reciclagem para o meio ambiente e ao mesmo tempo nova frente de trabalho;
- Problematizar os impactos causados pelo consumismo no meio ambiente;
- Controlar os gastos;

6. Enfoque pedagógico:
Na corrente sócio crítica, a educação busca promover a transformação da realidade do aluno, o processo de ensino aprendizagem aborda conteúdos para uma formação política e social. Dentro dessa abordagem, utilizaremos a teoria sócio-cognitiva, com ênfase na organização escolar solidária envolvendo as experiências cotidianas e manifestações populares favorecendo uma formação democrática e inclusiva com processos informais.

7. Recursos tecnológicos:
Datashow, sala de informática (computadores), Internet, vídeos, calculadora;

8. Etapas e suas estratégias de realização:

1ª )  O professor exibirá um vídeo com a história da moeda nacional para os alunos;

2ª ) Em seguida apresentará notas e moedas simbolizando os valores reais.

3ª) Separados em grupos, os alunos receberão uma quantidade X de dinheiro para simular a realização de compras.

4ª) No segundo momento, o professor ajudará os grupos a produzirem suas próprias listas de compras a partir de folhetos de produtos com seus valores disponibilizados pelo professor.

5ª ) Os grupos deverão realizar suas compras virtualmente, somando os produtos das suas listas e efetuando o pagamento   total da compra sem  ultrapassar a quantidade de dinheiro recebida pelo grupo.

6ª ) Ao final da atividade, o professor fará uma auto avaliação da proposta da aula, enfatizando os pontos positivos e identificando as dificuldades dos alunos realizando uma orientação.


9. Definição de papéis:
O professor será o mediador das atividades propostas explicando cada etapa e auxiliando nas tarefas dos grupos.
Os alunos serão separados em grupos e realizarão as atividades em conjunto e com cooperação entre os integrantes, promovendo a troca de experiências de cada um.

10. Sites e bibliografia de apoio:
SEEDUC. Diretrizes Curriculares para Anos Iniciais Do Ensino Fundamental. Rio de Janeiro, 2010.
LIBANEO, Jose Carlos.  As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na educação. In: LIBÃNEO, José Carlos; SANTOS, Akiko (Orgs.). Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. Campinas: Alínea, 2005. p. 19-63.
HTTPS://youtu.be/yXp1zyBVIQo Acesso em 10/2017. Sistema Monetário
HTTPS://youtu.be/T-fWHI3-XUs Acesso em 10/2017. Sistema Monetário Alegre
HTTPS://youtu.be/be/BwLZI1anqM Acesso em 10/2017. A História do Dinheiro
m. mundoeducacao.bol.uol.com.br  -  RECICLAGEM
WWW.aefbrasil.org.br Acesso em 10/2017. Educação Financeira nas Escolas / Associação de Educação Financeira do Brasil
portal.mec.gov.br  -  Instituição da Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef) em Dezembro de 2010 pelo Decreto 7.397 Acesso em 10/2017.

11. Coleta de dados:
HTTPS://youtu.be/yXp1zyBVIQo  Sistema Monetário
HTTPS://youtu.be/T-fWHI3-XUs  Sistema Monetário  Alegre
HTTPS://youtu.be/be/BwLZI1anqM  A História do Dinheiro
m. mundoeducacao.bol.uol.com.br  -  RECICLAGEM
WWW.aefbrasil.org.br  Educação Financeira nas Escolas / Associação de Educação Financeira do Brasil
portal.mec.gov.br  -  Instituição da Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef) em Dezembro de 2010 pelo Decreto 7.397

12. Seleção do material:

HTTPS://youtu.be/yXp1zyBVIQo   - Os quatro pilares da educação para montar o projeto (aprender a conhecer,  a fazer, a conviver, aprender a ser)

HTTPS://youtu.be/T-fWHI3-XUs   Idéia de organização da aula

HTTPS://youtu.be/be/BwLZI1anqM  A História do Dinheiro de forma lúdica e resumida para o público alvo;

HTTPS://youtu.be/WgyzmdAsZz8 De onde vem o Dinheiro dos Adultos  ( explicação animada sobre  Trabalho e salário)
WWW.aefbrasil.org.br  trecho “..Compreender  que a Educação financeira não é  apenas um conjunto de ferramentas de cálculo, é uma leitura da realidade, de planejamento de vida, de prevenção e de realização individual e coletiva.”  Para justificar os objetivos gerais;

Diretrizes Curriculares para Anos Iniciais Do Ensino Fundamental: Os conteúdos curriculares das disciplinas de Matemática, Português e Ciências para o 3º ano do ensino fundamental I;

LIBANEO, Jose Carlos.  As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na educação. In: LIBÃNEO, José Carlos; SANTOS, Akiko (Orgs.). Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. Campinas: Alínea, 2005. p. 19-63: A abordagem metodológica utilizada no enfoque pedagógico.

12 .A ) Objeto de Aprendizagem:
HTTPS://youtu.be/yXp1zyBVIQo   - Os quatro pilares da educação para montar o projeto (aprender a conhecer,  a fazer, a conviver, aprender a ser)

HTTPS://youtu.be/T-fWHI3-XUs   Idéia de organização da aula

HTTPS://youtu.be/be/BwLZI1anqM  A História do Dinheiro de forma lúdica e resumida para o público alvo;

HTTPS://youtu.be/WgyzmdAsZz8 De onde vem o Dinheiro dos Adultos  ( explicação animada sobre  Trabalho e salário)


WWW.aefbrasil.org.br  trecho “..Compreender  que a Educação financeira não é  apenas um conjunto de ferramentas de cálculo, é uma leitura da realidade, de planejamento de vida, de prevenção e de realização individual e coletiva.”  Para justificar os objetivos gerais;

13. Programação visual:
Exibição de vídeo, interação com a internet, folhetos de produtos.

14. Meios para a execução:
Quadro, giz, notas e moedas simbólicas, folhetos de produtos, internet, computador, debates, conversas, trabalho em grupo, explicação do professor sobre o tema;

15. Avaliação:
A aula contará com uma avaliação formativa. A participação dos alunos será fundamental para alcançar os objetivos pré-estabelecidos. Na conclusão da atividade, o professor junto aos grupos realizará uma auto avaliação da proposta executada identificando as dificuldades encontradas pelos alunos.

16. Cronograma:
2 tempos de aula (1hr40min)

Horário
Atividades:
Tempo
8:00 - 8:10
Recepção dos alunos
10min
8:10 - 8:25
Exibição do vídeo
15min
8:25 – 8:40
Divisão os grupos e Distribuição do dinheiro
15min
8:40 – 9:00
Produção das listas de compra
20min
9:00 – 9:30
Compras virtuais
30min
9:30 – 9:40
Avaliação e considerações finais sobre a aula;
10min


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