Informática
na Educação 2017_2 - Projeto em Informática Educativa
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Título: “O VALOR DO DINHEIRO”
EDUCAÇÃO
FINANCEIRA PARA O 1° SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL
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Discentes:
Ø
Renata Loiza Alcântara Soares 201727025-1
Ø
Alessandra Machado da Silva Gomes 201727037-5
Ø
Daniele Monique Pereira do Nascimento
2017270081
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1. Disciplina e anos envolvidos:
Ø
Matemática, História, Ciências e Português / 3º
ano do Ensino Fundamental I
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2. Tema central:
Ø
Sistema Monetário Brasileiro;
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3. Temas de apoio:
Ø
História – A História do dinheiro; (Como eram
feitas as relações nos comércios antigamente, as trocas de mercadorias até se chegar nos dias atuais com uso de
cartão de crédito); O Trabalho e as Profissões;
Ø
Português - Leitura e interpretação; produção
de texto (lista de produtos);
Ø
Matemática – Os números, o sistema monetário
brasileiro, as operações matemáticas;
Ø
Ciências – Consumismo e Reciclagem (Os
impactos no meio ambiente através do consumo x desperdício), Os alimentos;
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4. Justificativa:
Ø
Com a crescente crise em nosso país, afetando
diretamente as famílias, gerando desemprego em massa, visamos a importância da
abordagem sobre o tema composto em sala de aula, de maneira dinâmica, promovendo assim, uma postura de educação financeira junto aos
alunos, para que os mesmos , possam
compreender e entender-se como
indivíduo consumidor na sociedade, aumentando a consciência do uso do
dinheiro como recurso econômico para aquisição de seus bens de consumo e do
seu papel histórico- social na
evolução da humanidade, e protetor dos
recursos naturais existentes e futuros;
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5. Objetivos gerais e específicos:
Objetivo geral:
Ø
Compreender que a Educação financeira, não é apenas
um conjunto de ferramentas de cálculo, é uma leitura da realidade, de planejamento
de vida, de prevenção e de realização individual e coletiva.
Objetivos específicos:
- Aprender a função social do dinheiro;
- Conhecer e Identificar os valores das
moedas e notas;
- Desenvolver a escrita a partir da produção
textual do gênero lista;
- Realizar as operações matemáticas de
adição, subtração, multiplicação e divisão;
- Entender situações- problemas;
- Utilizar a informática no desenvolvimento
da atividade;
- Trabalhar em grupo promovendo a
cooperação;
- Compreender a função-social do dinheiro e
a relação entre preço x produtos;
- Compreender a importância da reciclagem
para o meio ambiente e ao mesmo tempo nova frente de trabalho;
- Problematizar os impactos causados pelo
consumismo no meio ambiente;
- Controlar os gastos;
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6. Enfoque pedagógico:
Na corrente sócio crítica, a educação busca
promover a transformação da realidade do aluno, o processo de ensino
aprendizagem aborda conteúdos para uma formação política e social. Dentro
dessa abordagem, utilizaremos a teoria sócio-cognitiva, com ênfase na
organização escolar solidária envolvendo as experiências cotidianas e
manifestações populares favorecendo uma formação democrática e inclusiva com
processos informais.
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7. Recursos tecnológicos:
Datashow,
sala de informática (computadores), Internet, vídeos, calculadora;
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8. Etapas e suas estratégias de realização:
1ª )
O professor exibirá um vídeo com a história da moeda nacional para os
alunos;
2ª ) Em seguida apresentará notas e moedas
simbolizando os valores reais.
3ª) Separados em grupos, os alunos
receberão uma quantidade X de dinheiro para simular a realização de compras.
4ª) No segundo momento, o professor ajudará
os grupos a produzirem suas próprias listas de compras a partir de folhetos
de produtos com seus valores disponibilizados pelo professor.
5ª ) Os grupos deverão realizar suas
compras virtualmente, somando os produtos das suas listas e efetuando o
pagamento total da compra sem ultrapassar a quantidade de dinheiro
recebida pelo grupo.
6ª ) Ao final da atividade, o professor
fará uma auto avaliação da proposta da aula, enfatizando os pontos positivos
e identificando as dificuldades dos alunos realizando uma orientação.
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9. Definição de papéis:
O professor será o mediador das atividades
propostas explicando cada etapa e auxiliando nas tarefas dos grupos.
Os alunos serão separados em grupos e
realizarão as atividades em conjunto e com cooperação entre os integrantes,
promovendo a troca de experiências de cada um.
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10. Sites e bibliografia de apoio:
SEEDUC. Diretrizes Curriculares para Anos
Iniciais Do Ensino Fundamental. Rio de Janeiro, 2010.
LIBANEO, Jose Carlos. As teorias pedagógicas modernas revisitadas
pelo debate contemporâneo na educação. In: LIBÃNEO, José Carlos; SANTOS, Akiko
(Orgs.). Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade.
Campinas: Alínea, 2005. p. 19-63.
HTTPS://youtu.be/yXp1zyBVIQo
Acesso em 10/2017. Sistema Monetário
HTTPS://youtu.be/T-fWHI3-XUs
Acesso em 10/2017. Sistema Monetário Alegre
HTTPS://youtu.be/be/BwLZI1anqM
Acesso em 10/2017. A História do Dinheiro
m. mundoeducacao.bol.uol.com.br -
RECICLAGEM
WWW.aefbrasil.org.br
Acesso em 10/2017. Educação Financeira nas Escolas / Associação de Educação
Financeira do Brasil
portal.mec.gov.br -
Instituição da Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef) em Dezembro
de 2010 pelo Decreto 7.397 Acesso em 10/2017.
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11. Coleta de dados:
HTTPS://youtu.be/yXp1zyBVIQo Sistema Monetário
HTTPS://youtu.be/T-fWHI3-XUs Sistema Monetário Alegre
HTTPS://youtu.be/be/BwLZI1anqM A História do Dinheiro
m. mundoeducacao.bol.uol.com.br -
RECICLAGEM
WWW.aefbrasil.org.br Educação Financeira nas Escolas /
Associação de Educação Financeira do Brasil
portal.mec.gov.br -
Instituição da Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef) em
Dezembro de 2010 pelo Decreto 7.397
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12. Seleção do material:
HTTPS://youtu.be/yXp1zyBVIQo - Os quatro pilares da educação para
montar o projeto (aprender a conhecer,
a fazer, a conviver, aprender a ser)
HTTPS://youtu.be/T-fWHI3-XUs Idéia de organização da aula
HTTPS://youtu.be/be/BwLZI1anqM A História do Dinheiro de forma lúdica e
resumida para o público alvo;
HTTPS://youtu.be/WgyzmdAsZz8 De onde
vem o Dinheiro dos Adultos ( explicação
animada sobre Trabalho e salário)
WWW.aefbrasil.org.br trecho “..Compreender que a Educação financeira não é apenas um conjunto de ferramentas de
cálculo, é uma leitura da realidade, de planejamento de vida, de prevenção e
de realização individual e coletiva.”
Para justificar os objetivos gerais;
Diretrizes Curriculares para Anos Iniciais
Do Ensino Fundamental: Os conteúdos curriculares das disciplinas de Matemática,
Português e Ciências para o 3º ano do ensino fundamental I;
LIBANEO, Jose Carlos. As teorias pedagógicas modernas revisitadas
pelo debate contemporâneo na educação. In: LIBÃNEO, José Carlos; SANTOS,
Akiko (Orgs.). Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade.
Campinas: Alínea, 2005. p. 19-63: A abordagem metodológica utilizada no
enfoque pedagógico.
12 .A ) Objeto de Aprendizagem:
HTTPS://youtu.be/yXp1zyBVIQo - Os quatro pilares da educação para montar o projeto (aprender a conhecer, a fazer, a conviver, aprender a ser)
HTTPS://youtu.be/T-fWHI3-XUs Idéia de organização da aula
HTTPS://youtu.be/be/BwLZI1anqM A História do Dinheiro de forma lúdica e resumida para o público alvo;
HTTPS://youtu.be/WgyzmdAsZz8 De onde vem o Dinheiro dos Adultos ( explicação animada sobre Trabalho e salário)
WWW.aefbrasil.org.br trecho “..Compreender que a Educação financeira não é apenas um conjunto de ferramentas de cálculo, é uma leitura da realidade, de planejamento de vida, de prevenção e de realização individual e coletiva.” Para justificar os objetivos gerais;
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13. Programação visual:
Exibição de vídeo, interação com a
internet, folhetos de produtos.
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14. Meios para a execução:
Quadro, giz, notas e moedas simbólicas,
folhetos de produtos, internet, computador, debates, conversas, trabalho em
grupo, explicação do professor sobre o tema;
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15. Avaliação:
A aula contará com uma avaliação formativa.
A participação dos alunos será fundamental para alcançar os objetivos pré-estabelecidos.
Na conclusão da atividade, o professor junto aos grupos realizará uma auto
avaliação da proposta executada identificando as dificuldades encontradas
pelos alunos.
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16. Cronograma:
2
tempos de aula (1hr40min)
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segunda-feira, 27 de novembro de 2017
Modelo de Plano de Aula
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Olá pessoas !!! Hoje, eu quero mostrar pra vocês a Universidade onde Curso Pedagogia: Esta é a UFRRJ !!!! Falar desta Universidade,...
Adorei esse modelo !!!!
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